Por / 7th março, 2017 / Geral / Nenhum comentário

Uma bateria tem a função de fornecer energia para a parte elétrica do veículo e acumular mais energia que vem de um gerador que é tocado pelo motor do carro. O alternador é a peça responsável por manter a bateria carregada.

Ele é uma peça pequena que atualmente mudou apenas na potência para suportar o aumento de componentes elétricos dos carros atuais, mas o princípio do funcionamento é o mesmo. Ele é composto por um rotor, escovas, regulador de voltagem, estator e mesa retificadora de diodos.

Conheça alguns mitos sobre o alternador

– É comum ouvir dizer que o alternador é um carregador de baterias. Isso é mito. O alternador serve apenas para gerar a energia de reposição da carga que está sendo usada. A parte elétrica do carro consome energia com as luzes dos faróis, do freio, sistema de injeção, limpador de para brisas, etc.

– Quando a bateria descarrega por algum descuido, como deixar os faróis ou o rádio ligado sem o funcionamento do motor do carro, não se deve confiar somente na solução de emergência, popularmente chamada de “chupeta”.  Uma bateria descarregada precisa ter a carga reposta por um carregador profissional, uma peça grande, semelhante às que são usadas pelas fábricas de automóveis, por pelo menos 9 horas a uma carga constante de 10 amperes.

– Outro mito sobre o alternador é dizer que ele aumenta o consumo de combustível. O que provoca aumento de consumo é um equipamento que funciona interligado a ele, como o compressor do ar condicionado, por exemplo, que também é movido pela correia do motor, aumentando seu esforço e, consequentemente, o consumo.

– Há quem diga que, se trocarmos a bateria por uma de maior capacidade, será necessário trocarmos também o alternador por um mais possante. Isso não é verdade. Os caminhões mais antigos sempre foram equipados com baterias de 150 amperes, que é considerada “gigante” e usavam alternadores de 35 amperes.

Hoje em dia, os alternadores são de 60 amperes e as baterias de 60 ou 70 amperes.  O que determina a potência do alternador é a quantidade de energia usada para manter a parte elétrica de seu carro. Quanto mais equipamentos e acessórios usando energia elétrica, mais será exigido do alternador.

Para terminar, uma dica:

Dentro do alternador qualquer peça de seus componentes podem apresentar defeitos, mas o mais comum é o da escova baixa. Nesse caso, é comum receber a orientação para trocar apenas as escovas. No entanto, o recomendável é a troca do regulador de voltagem inteiro.

As escovas trabalham presas a esse regulador e se somente elas forem trocadas, você terá uma peça já usada (no caso o regulador) trabalhando com uma peça nova (as escovas). Isso vai saturar o regulador rapidamente e sobrecarregar a bateria.

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