Por / 22nd março, 2017 / Geral / Nenhum comentário

Conhecer o carro que você dirige pode ajudá-lo a ter melhor controle sobre ele e dirigir com mais segurança.

Muitas pessoas não se sentem seguras ao dirigir um carro logo após conseguirem a habilitação. Até certo ponto, essa insegurança pode ser positiva, pois faz com que o motorista novato seja mais cauteloso. Mas a partir de determinados níveis, o medo e a ansiedade pode provocar decisões equivocadas, tornando a direção perigosa.

Quando se conhece as questões básicas a respeito do carro e direção, essa ansiedade diminui.

Leia o manual do seu carro com atenção para saber onde estão todas as luzes, a buzina, como acionar a água, que tipo de combustível usa como abrir o capô, etc.

As informações a seguir poderão ser úteis para os iniciantes:  

Marchas

Quanto mais baixa for a marcha, mais potência terá o motor. Ao aumentar a velocidade, o carro precisará de menos potência para acelerar e, portanto, a marcha deverá ser aumentada.   

Nem sempre devemos sair com o carro na primeira marcha. Se estivermos numa descida acentuada, por exemplo, o carro começa a acelerar assim que o freio de mão é liberado e a segunda marcha pode ser engatada de saída.

Se a pista estiver escorregadia, não importa qual seja o motivo, as marchas mais altas são mais recomendáveis, pois haverá menos probabilidade de derrapagem já que as rodas exercem menos pressão.

O motor não deve ser forçado antes da mudança para uma marcha mais alta. A quinta marcha, pode ser usada a partir de 50 km por hora.

Com a prática, você se habituara a conhecer o ruído emitido pelo motor. Quando o ruído é muito forçado, é preciso usar uma marcha mais alta. Costuma-se dizer que o carro está “pedindo” marcha.

Se ao contrário disso, o carro parece que vai parar, quer dizer que a marcha está muito alta e devemos reduzi-la.

Posição dos braços

Essa é também uma função básica no aprendizado. Se não for feito corretamente, corremos o risco de acabar cruzando os braços em uma curva muito fechada.

Veja o volante como se fosse um relógio e as mãos os ponteiros. As mãos devem ficar na posição tal como se estivesse marcando 10 e 10. Nas curvas, somente o volante vai girar, deslizando entre as mãos.

Velocidade nas curvas

Isso é muito importante. Independente se a curva for suave ou fechada, a recomendação é a mesma: entrar com velocidade reduzida até a metade da curva e começar a acelerar quando começar a sair dela.

Freio motor

Nem sempre devemos usar o pedal do freio para reduzir a velocidade do carro. Isso pode ser feito diminuindo-se a marcha. No entanto, essa redução de marcha deve ser feita de forma gradual, pois a partir de determinada velocidade o automóvel não aceita marchas muito baixas.

Faça todas as perguntas que precisar na autoescola, mesmo as que pareçam óbvias. No processo de aprendizagem é fundamental não ficar com nenhuma dúvida.

 


Deixe um comentário