Por / 12th julho, 2016 / Dicas de viagem / Nenhum comentário

Se você não leu nosso artigo anterior, onde listamos os itens importantes a serem checados antes de qualquer viagem, veja o artigo  “tudo o que você precisa saber antes de colocar seu carro na estrada”.

Hoje o assunto será sobre o peso e acomodação no seu veículo.

Quando o peso estiver além do que foi projetado para o carro, ele comprometerá o funcionamento do motor e dos freios representando risco aos passageiros.

O lugar ideal para qualquer bagagem é no porta-malas. Se precisar frear bruscamente ou num eventual acidente, os objetos soltos serão arremessados com seu peso multiplicado, podendo provocar sérios ferimentos aos ocupantes do carro. Pequenos objetos também representam riscos. Se caírem no assoalho próximo aos pedais poderão travá-los.

Sempre que seu carro estiver com mais peso, sera necessário adaptar a calibragem dos pneus. Confira a capacidade de carga dos pneus que está gravada nas laterias dos mesmos. A calibragem deve ser feita com os pneus frios, pois com a temperatura alta, o ar se expande mais e a calibragem poderá resultar incorreta.

O potencial de aceleração fica reduzido com mais peso, assim como o freio e o contorno de curvas. Isso requer um melhor planejamento das manobras de ultrapassagem e atenção nas descidas de serra. A distribuição do peso sobre os eixos também sofre alteração e até mesmo o alinhamento dos faróis pode mudar.

Preste muita atenção ao pedal do freio. Quando superaquecido, fica mais mole necessitando pisar mais fundo para frear.  Nesse caso, é preciso parar o carro por alguns minutos até que esfriem. Substitua o fluído de freio na primeira oportunidade do caminho.

Bagageiros de teto, mesmo dentro das especificações da lei, requerem algumas precauções devido a alteração na aerodinâmica e do centro de gravidade do veículo. Isso faz com que o carro balance mais nas curvas.

Se precisar colocar alguma bagagem em seu carro, fora do porta-malas, certifique-se de que a visão do retrovisor esteja livre e a bagagem bem presa ao banco.

Por fim, não se esqueça daquela “peça” que fica atrás do volante: o motorista.  O sono e o cansaço prejudicam sua visão e reflexos. Descanse antes da viagem e faça uma refeição leve. Pare um pouco a cada duas horas para esticar as pernas, lavar o rosto e relaxar. Assim com certeza sua viagem será mais segura e confortável.

Lembre-se, você pode contar sempre com os serviços do Grand Parking. Aqui fazemos manutenção e pequenos reparos em seu carro.

E não se esqueça, se for viajar via Aeroporto de Congonhas deixe seu carro em nosso estacionamento e viaje sem preocupações!

 


Deixe um comentário