No dia 25/09 Dia Nacional do Trânsito trazemos informações sobre a redução da velocidade nas Marginais em SP
Lentidão nas marginais caiu 10% com redução da velocidade, diz Prefeitura.
Novos limites estão em vigor desde o dia 20 de julho. Foram três acidentes fatais e dois atropelamentos nas vias desde então.
As marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, tiveram uma redução de 10% na lentidão depois da redução, há um mês, dos limites de velocida nas vias, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (19) pela Prefeitura com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Em toda a cidade, a redução foi de 6% no trânsito.
No dia 20 de julho a velocidade máxima permitida caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas é de 60 km/h.
Segundo a Prefeitura, os dados comparativos de 20 de julho a 14 de agosto com o mesmo periodo de 2014 (21 de julho a 15 de agosto) apontam ainda que os índices de lentidão caíram nos dois horários de pico. Pela manhã, a queda foi de 3% e, no período da tarde, foi de 21%. No período entre picos, houve aumento de 8%.
“A redução do limite de velocidade melhora a fluidez do trânsito e reduz os acidentes”, disse o prefeito Fernando Haddad. A Prefeitura não tem o número de multas aplicadas neste período.
Ainda de acordo com a Prefeitura, foram registrados três acidentes fatais nas marginais nestas quatro semanas. No mesmo período do ano passado, foram três acidentes com mortes.
Já o número de atropelamentos nestas quatro semanas caiu de seis, no mesmo período do ano passado, para dois, este ano.
As mudanças fazem parte do Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é regulamentar em 50 km/h o limite de velocidade em praticamente todas as avenidas importantes da cidade.
Mais alterações
Também já sofreram reduções as Avenidas Angélica e Pacaembu, Jacu-Pêssego, Aricanduva e o Minhocão. Outras 11 vias passarão a ter a nova velocidade máxima a partir de quinta-feira (20). As vias ficam na Zona Oeste, na região da Avenida Sumaré e nas proximidades da Universidade de São Paulo (USP), e na Zona Sul.
– Rua Henrique Schaumann (zona oeste)
– Avenida Paulo VI (zona oeste)
– Avenida Sumaré (zona oeste)
– Avenida Antártica (zona oeste)
– Viaduto Antártica (zona oeste)
– Avenida Afrânio Peixoto (zona oeste)
– Avenida Valdemar Ferreira (zona oeste)
– Avenida Professor Manuel Chaves (zona oeste)
– Avenida Vereador José Diniz (zona sul)
– Avenida Carlos Caldeira Filho (zona sul)
– Estrada do Campo Limpo (zona sul)
Fonte da Matéria: g1.globo.com http://goo.gl/cJXKiB