Amaxofobia – Medo ou pânico de dirigir veículos.

Dirigir um veículo pode ser até um meio de relaxar para algumas pessoas, mas muitos sentem verdadeiro pânico. Claro que dirigir exige habilidade, calma e muita precaução ao circular pelas ruas e estradas.  

Se você sente ansiedade ao dirigir, leia nossas dicas de como controlar o nervosismo e não deixe que o medo lhe supere.

Como superar o medo de dirigir

É absolutamente comum que a gente se sinta ansioso ao volante quando somos iniciantes. No entanto, quando o nervosismo nos impede de continuar dirigindo, temos um problema.

O medo ou pânico de dirigir veículos é conhecido como amaxofobia. Algumas pessoas, capazes e habilitadas, ficam tensas ao volante, mesmo não chegando ao extremo do transtorno de amaxofobia.  

É importante tomar medidas para reduzir este nervosismo, pois além de representar um problema para a pessoa ansiosa, pode se converter em um risco para o resto dos motoristas e pedestres.

Se o estresse tem como causa algum motivo em concreto, como um trauma por acidente de trânsito no passado, será preciso trabalhar diretamente sobre essa razão, de preferência com a ajuda de um psicólogo.

Qualquer que seja o caso, entretanto, existem algumas recomendações a serem usadas antes de sair com o carro para se tranquilizar e superar a ansiedade.

– Controlar nossa respiração para poder relaxar, é primordial. Apesar de respirarmos de forma inconsciente, muitas vezes não o fazemos corretamente. A respiração abdominal é a mais apropriada para aprender a controlar o nosso nervosismo diante de qualquer situação.

– Algumas pessoas sentem-se mais seguras ao dirigir se estiverem acompanhadas. Portanto, pedir a alguém que faça a função de copiloto, pode ser uma boa terapia. Ao contrário disso, algumas pessoas ficam mais tensas exatamente quando estão acompanhados, principalmente se esse acompanhante ficar corrigindo ou criticando. Por isso, cada um deve identificar qual a melhor opção para ajudá-lo a relaxar.

– Praticar em alguma área segura, como um estacionamento ou um terreno vazio, pode ser útil para ajudá-lo a ganhar confiança ao volante aos poucos. Depois disso, acrescente trajetos curtos para ir se acostumando ao trânsito, antes de enfrentar a estrada.

Lembre-se que, se você passou no exame de habilitação é porque conhece as regras do trânsito e o mecanismo para dirigir. O medo é infundado.

Confie em você mesmo, respire corretamente, peça ajuda se necessário, mas não deixe o medo dominar você.

 

 

Unidade 1 - Aeroporto de Congonhas