O amortecedor é um dos principais itens de segurança do veículo. Quando desgastado ou em más condições, oferece grande risco de acidentes.
A maioria dos motoristas costuma negligenciar os cuidados com os amortecedores por se tratar de um item que não é de fácil identificação e não fica aparente no veículo. Entretanto, é ele quem garante boa parte da dirigibilidade, segurança e conforto do veículo.
Um amortecedor desgastado, conforme afirma os especialistas no assunto, pode aumentar o cansaço do motorista devido ao aumento de trepidações, elevando consideravelmente o risco de acidentes.
Um outro perigo é que, durante uma viagem, as oscilações do feixe de luz do farol podem ofuscar a visão do motorista que está vindo na via contrária.
A segurança fica muito comprometida com amortecedores pouco eficientes. Um amortecedor desgastado ou recondicionado pode comprometer a capacidade de freio, aumentando em mais de 2,5 m o espaço necessário para frear a uma velocidade de 80 km/h.
A peça controla também a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo.
Especialistas de fabricantes de amortecedores, alertam que a falta de revisão preventiva e cuidados com os amortecedores podem provocar o desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos irregulares.
As revisões periódicas são muito importantes como medida de prevenção. Elas devem ser realizadas no máximo a cada 10 mil quilômetros ou quando perceber qualquer problema na suspensão ou ainda conforme especificações do fabricante.
Não é aconselhável utilizar peças recondicionadas na reposição porque esses equipamentos são produtos originais desgastados que passam por uma espécie de reforma e, em alguns casos, durante o processo de recondicionamento, é utilizado um tipo de óleo não especificado para amortecedores, fazendo com que o equipamento apresente um aumento na carga de amortecimento. Isso causa grandes variações no desempenho de todo o sistema de suspensão.
Quer mais segurança? Deixe seu carro estacionado no Grand Parking em sua próxima viagem por Congonhas em São Paulo. A cem metros do aeroporto, oferece traslados gratuitos ida e volta, além de outras comodidades. Consulte nosso site e faça sua reserva.