Por / 6th setembro, 2016 / Geral / Nenhum comentário

No Brasil, os carros com câmbio automático não eram muito bem aceitos pois além de gastar mais combustível, havia a ideia de que era complicado de usar. Hoje ele é sinônimo de conforto e as montadores estão oferecendo essa opção até mesmo para veículos mais compactos e de menor custo.

Mas é preciso saber utilizá-lo corretamente, pois dirigir um carro com câmbio automático não se resume a colocar  a alavanca na posição “D” e sair . São necessários alguns cuidados que, se aplicados, ajudarão a prolongar a vida útil do sistema de transmissão.

Vejam as dicas:  

1-  Ao sair com o  carro em uma subida, utilize a posição 1, 2 ou 3 dependendo da inclinação da pista. O “D” só deve ser usado para sair de um local plano.

2 – Na descida, se for acentuada, utilize a posição 1 para usar o freio-motor  e jamais desça na posição “N” (neutro) pois o carro estará livre.

3 – Se estiver numa ladeira com o carro muito pesado, o carro vai ficar alternando as marchas entre as mais altas e mais baixas, causando desgaste desnecessário. Nesse caso, desligue o   “O/D” (“overdrive”), e passe a dirigir com o “tipitronic” (câmbio manual) evitando desgaste desnecessário.

4 – Se parar numa subida, coloque na posição “N”  e puxe o freio de mão para não sobrecarregar o câmbio com todo o peso do veiculo. Só depois disso coloque o câmbio na posição “P”. Se estiver no plano, basta segurar o carro no freio permanecendo na posição “D”.

5 – O carro deverá estar totalmente parado antes de colocar o câmbio na posição “P”, para evitar o tranco que prejudicaria a vida útil do sistema de transmissão. O mesmo vale para engatar a ré (“R”).

6 – Se tiver algum problema com seu carro, escolha um guincho de plataforma, pois as rodas do eixo, responsável pela tração de um carro automático, não podem rodar por muito tempo com o veículo desligado, sob o risco de danificar alguns componentes da transmissão.

7 – Alguns carros automáticos possuem sistemas que detectam quando o carro está parado e muda automaticamente para o ponto morto. Caso seu carro não tenha esse sistema, mova a alavanca para a posição “N” quando for parar muito tempo num farol, e economize combustível.

Com esses cuidados, seu câmbio agradecerá.

E, em sua próxima viagem por Congonhas, você também ficará satisfeito ao escolher estacionar o seu carro no Grand Parking. Lá você pode contar com a comodidade de traslados gratuitos,  ida e volta ao aeroporto, além de outros serviços. Visite nosso site e faça sua reserva.

Foto: Getty Images

 


Deixe um comentário