Conheça um pouco mais sobre o Aeroporto de Congonhas

Acostumados a usar o Aeroporto de Congonhas há anos, muitos de nós desconhece sua história.

Ele foi construído há 80 anos como alternativa ao Campo de Marte, que na zona norte sofria com enchentes provocadas pelo Rio Tietê em épocas de chuva. Congonhas começou a operar, em caráter provisório, dois anos antes de sua inauguração oficial por causa de uma dessas enchentes.

O nome Congonhas vem de um tipo de erva-mate, comum da região de Congonhas do Campo (MG). Foi escolhido em homenagem ao Visconde de Congonhas, Lucas Antônio Monteiro de Barros, natural daquela cidade. A Vila Congonhas, escolhida para a construção do aeroporto, era na época, uma região rural, onde havia pouquíssimas construções. Mas  o aeroporto cresceu rapidamente.

Abaixo, um resumo dessa história:

1936 – 12 de abril – Congonhas foi inaugurado pela Companhia Paulista de Santo Amaro. A primeira pista tinha apenas 300 metros.

1949 – Construído o primeiro terminal de passageiros. A pista principal foi prolongada para 1.865 m.

1951 – Torre de Controle fica pronta.

1954 – Inaugurado o Pavilhão das Autoridades. Uma série de estabelecimentos comerciais foram instalados no aeroporto como empresas de turismo , telégrafo nacional, radiotelegrafia internacional, e até mesmo um salão de festas com restaurante e palco com camarins de luxo.

1955 – Inaugurado o pavilhão de passageiros.

1957 – Passa a ser o terceiro aeroporto do mundo em volume de carga aérea. Surge então a ideia de se construir novos aeroportos em Guarulhos e  Campinas.

1958 –  Criada a CCPAI (Comissão Coordenadora do Projeto Aeroporto Internacional), que viabilizou mudanças, em especial para a ala Internacional do terminal de passageiros. Houve também a troca de piso da ala Internacional, que era em granilite, por quadrados em placa de granito preto e mármore branco. O piso, existente até hoje, passou a fazer parte da identidade visual do aeroporto.

1959  – Inaugurada a ponte aérea Rio-São Paulo com a aeronave Convair 340. Começa a funcionar a ala Internacional do aeroporto.

1962 – Primeiro equipamento de radar utilizado pela aviação civil na América latina.

1968 – Início da expansão comercial e residencial na região.

1976 – Aumentam as reclamações do barulho excessivo dos aviões. O  DAC (Departamento de Aviação Civil) estabelece então um limite para funcionamento do Aeroporto, das 06h00 às 23h00.

Década de 80 – Sai o DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) e entra a Infraero, empresa ligada ao Ministério da Aeronáutica.

Em 1986 – Congonhas perde 50% no volume de passageiros e 30% no de aeronaves, com a inauguração do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Assim permanece por cinco anos.

1995 – Volta a registrar o maior número de pousos e decolagens da América Latina.

2003 – Concluída a primeira etapa da reforma do terminal de passageiros e a Infraero contabiliza aumento de 50% no número de passageiros, que passou de 12 para 18 milhões por ano.

2007 – A tragédia da queda do Airbus da TAM, obriga o governo a proibir escalas e conexões no Aeroporto. Essa lei vigorou até março de 2008.

2013 – Inaugurada uma nova Torre de Controle, transmitindo mais segurança para pouso e decolagem dos aviões.

Congonhas continua sendo um aeroporto prático para quem chega em São Paulo. E para aumentar seu conforto, aproveite para deixar o seu carro no estacionamento Grand Parking. Lá você pode contar com traslados gratuitos ida e volta, além de outros serviços. Faça sua reserva

Unidade 1 - Aeroporto de Congonhas