Na hora de viajar, quer seja a negócios ou turismo, muitas vezes temos que lidar com o transtorno causado por atrasos ou cancelamentos de voos.
Os atrasos e cancelamentos podem ocorrer por várias razões, tais como, condições climáticas, manutenção não programada na aeronave por problemas inesperados, excesso de tráfego aéreo, faltas ou problemas com a tripulação e até mesmo ocupação inferior a 30% da aeronave.
Alguns cuidados antes de voar podem minimizar e até evitar ter que passar por esses transtornos:
– Evite voos noturnos pois costumam atrasar mais que os matinais.
– Considere escolher aeroportos alternativos, quando houver, para aqueles que são mais suscetíveis a problemas climáticos ou com limitações de infraestrutura.
– Dê preferência a empresas que possuem o maior número de voos na rota escolhida, para agilizar a reacomodação
– Evite viagens em véspera de feriados prolongados quando o tráfego aéreo é maior.
– Consulte sua reserva um dia antes de sua viagem para certificar-se de que seu voo não tenha sofrido alterações.
Porém, no caso de acontecer um atraso ou cancelamento no seu voo, listamos abaixo os seus direitos:
Para atraso superior a 2 horas:
– O passageiro terá direito a vale alimentação para almoço, jantar ou lanche) e a telefonema.
Para cancelamento ou atraso superior a 4 horas (ou se já houver estimativa desse atraso):
O passageiro tem o direito de decidir a melhor opção de acomodação. O cliente não é obrigado a aceitar a proposta da empresa aérea e tem o direito de escolher voos de outras empresas.
– Receber reembolso integral, inclusive as taxas de embarque. Nesse caso, a empresa pode suspender a assistência material (comunicação, alimentação e acomodação).
– Remarcar o voo em atraso, sem custo, para a data e horário mais conveniente para você. Nesse caso também a empresa pode suspender a assistência material.
– Embarcar no próximo vôo da mesma companhia ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver lugares disponíveis. A empresa deverá oferecer assistência material.
– Concluir a viagem utilizando outro meio de transporte (ônibus, van, táxi, etc). A empresa deverá oferecer assistência material.
– Acomodação ou hospedagem e transporte até o local de acomodação.
Quando você se deparar com esse problema, siga esse passo a passo:
– Procure o atendente da empresa aérea e solicite assistência.
– Verifique se a solução oferecida é a que melhor lhe atende, caso contrário, exija a melhor solução. Consulte o Guia do Passageiro com um resumo dos seus direitos, disponível na cia. aérea.
Nota: no Brasil, independente do motivo que ocasionou o atraso ou cancelamento, incluindo problemas climáticos, a responsabilidade é da companhia aérea, cabendo a ela providenciar as opções de acomodação ou assistência. Se não conseguir receber os seus direitos, procure a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
No Grand Parking Estacionamento, não existem atrasos ou cancelamentos. Na sua próxima viagem por Congonhas, deixe seu carro com eles. A cem metros do aeroporto, oferecem traslados gratuitos ida e volta, guarda-volumes e outras comodidades. Consulte o site e faça sua reserva.
Photo via Matthew Smith via VisualHunt