Se você sofre com enjoos ao viajar de carro, avião, ou barco, você está no grupo de pessoas que sofre de Cinetose, conhecida como enjoo de movimento. Isso acontece quando o cérebro recebe informações desencontradas dos três sistemas (visão, ouvido interno e propriocepção), responsáveis em informar se estamos ou não em movimento.
A propriocepção é a capacidade do cérebro de reconhecer a localização espacial do corpo, sem utilizar a visão. Ela nos permite, de olhos fechados, reconhecer se estamos com o braço levantado, de cabeça para baixo, inclinados para frente, com as pernas dobradas, etc.
O ouvido interno é onde se encontra o labirinto, um conjunto de arcos semicirculares que possuem líquidos em seu interior. A movimentação destes líquidos ajuda o cérebro a identificar movimentos e a nos manter em equilíbrio.
Quando andamos, nosso movimento é intencional e os três sistemas estarão informando a mesma coisa ao cérebro. Em um carro, navio ou avião, estamos “parados” mas ao mesmo tempo em movimento. Isto pode provocar sinais confusos. O cérebro recebe informações dizendo que o corpo está parado, sem fazer esforços e ao mesmo tempo que está em movimento, graças à aceleração e curvas.
Por isso se olharmos para a frente vendo a paisagem passar, o cérebro consegue compreender melhor os movimentos do carro e diminuir os enjoos.
Todas as pessoas podem sentir enjoo por movimento. O que varia é a intensidade do estímulo necessária para desencadear os sintomas.
Sintomas : Os mais comuns incluem náuseas, vômitos, mal estar, tonturas, vertigens, suores, sensação de calor e eructações (arrotos).
Fatores de risco mais comuns: Sexo feminino, crianças acima de dois anos, gravidez, labirintite, enxaqueca e ansiedade.
Prevenção e Tratamento: fixar o olhar em pontos próximos ao horizonte ajuda a aliviar os sintomas.
Alguns medicamentos minimizam o enjoo. Devem ser tomados antes de viajar. Os anti-histamínicos, como Dramin, ou a escopolamina (Buscopan) funcionam bem. Comprimidos de gengibre ou pulseiras que fazem pressão no punho ajudam em alguns casos, mas a maioria precisa mesmo tomar remédios.
Comunique o seu médico sobre seus sintomas e ele te indicará o melhor medicamento!
Curiosidade: Ao rodarmos várias vezes, sentimos tontura ao parar porque os líquidos dentro do nosso ouvido interno ficam em movimento por alguns segundos e o cérebro interpreta que ainda estamos rodando. Previna-se e viaje melhor.
Lembre-se, ao viajar por Congonhas, estacione seu carro no Grand Parking onde oferecemos segurança, economia e conforto, com traslados ida e volta ao aeroporto, gratuito. Consulte nossos serviços, que agora incluem também a nossa mais recente novidade: Grand Rent a Car.
Foto via Visualhunt