Saiba como cuidar da embreagem do veículo

Alguns motoristas costumam adquirir hábitos que podem diminuir a vida útil da embreagem do seu carro. Mas com pequenas mudanças nesses hábitos, a durabilidade dessa peça pode aumentar.

Antes de começar com as nossas dicas, vamos resumir como funciona a embreagem.

Ela é formada pelo pedal, cabo, haste, platô, disco e rolamento e tem a função de passar a força motriz ao câmbio. O platô funciona com molas que mantém o câmbio e motor ligados entre si através do disco. Quando o pedal da embreagem é pressionado, a haste empurra o rolamento contra o platô e o contato é desfeito para permitir a troca de marcha.

Agora nossas dicas para usar melhor a embreagem:

1 –  O hábito de “descansar” o pé sobre a embreagem exerce uma pressão que aumenta o atrito e provoca desgaste na embreagem. Portanto, enquanto estiver parado num sinal de trânsito, tire o pé da embreagem e ponha em ponto morto.

2 – O movimento de pisar e soltar a embreagem deve ser suave, acompanhando com o seu pé o percurso do pedal até o fim.

3 – O  movimento de pisar no acelerador e soltar a embreagem, ao dar partida no carro, deve ser bem sincronizado.

4 – Para mudar as marchas é preciso pisar na embreagem até o fundo, caso contrário o desgaste da embreagem será maior.

5 – Ao parar numa ladeira, coloque no ponto morto e pise no freio. “Segurar” o carro na embreagem, pressionando ao mesmo tempo o pedal do acelerador, faz com que o disco fique rodando com atrito, aumentando em muito o desgaste.

6- Nos carros com embreagem sem acionamento hidráulico, ela funciona acionada por um cabo. Esse cabo precisa ser verificado periodicamente, principalmente se você ouvir ruídos.

7 – Se seu carro for do tipo 1.0, saiba que subidas muito íngremes ou terrenos deslizantes, podem danificar a embreagem.

8 – Na troca de marcha, não reduza drasticamente de uma marcha a outra muito inferior, pois além do desgaste, é perigoso e pode até mesmo quebrar o disco da embreagem.

9 – Antes de engatar a ré, espere uns dois segundos para que o disco da embreagem seja desconectado do volante do motor e não causar danos ao inverter a rotação.

Além de todos esses cuidados, não se esqueça da revisão periódica. Fique atento aos ruídos nas engrenagens na hora da troca de marchas ou se o pedal ficar mais duro. Isso pode ser sinal de problemas. Seu mecânico poderá resolver antes que o mal se agrave. Esteja sempre em dia com a manutenção.
E por falar em manutenção, ao viajar por Congonhas, deixe seu carro no Grand Parking. Lá você pode contar com traslados gratuitos, ida e volta ao aeroporto,  além de outras comodidades como manutenção, pequenos reparos e estética personalizada, além  do serviço de aluguel de carros. Consulte todos os  serviços e faça sua reserva!

Unidade 1 - Aeroporto de Congonhas