Eu sei que compra de passagens aéreas é uma coisa muito de momento: lançam a promoção e sai todo mundo correndo comprar. No entanto é bom lembrar que as melhores opções de viagens são as que são planejadas em detalhes. Aí não tem jeito, os sites comparativos de passagens aéreas se tornam essenciais na hora de montar a planilha de custos de uma viagem.
Então vamos começa pelo óbvio Decolar é maior e mais popular dos buscadores no Brasil . Embora a fonte de busca de passagens aéreas seja quase sempre a mesma, a Decolar costuma se superar quando o assunto são os pacotes. A home do site é populada com ofertas de destinos e hotéis que podem deixar qualquer um louco pra reservar por impulso, ainda mais pelo selo de “melhor preço garantido” que estampam na home do site.
Uma boa ferramenta é o alerta de voos, que ajuda muito no recebimento das promoções sazonais.
A armadilha fica por conta dos preços serem exibidos sempre em dólar, o que dificulta muito em tempos de moeda instável.
Nesta época de fim de ano ainda vão mais além e oferecem pacotes em até 15x. Sem juros? Claro que não. Fique alerta aos valores globais, planejamento é, sobretudo fazer uma boa compra.
Skyscanner é um centralizador de buscas de alcance mundial, encontra-se passagens de praticamente qualquer companhia aérea por ele. O cuidado que se deve ter é que uma promoção subitamente pode novos valores ao clicar na busca efetuada. Não há milagres, o espaço aéreo dos preços é disputado nuvem a nuvem e as magens são bem apertados com relação à preços, desconfie de valores incríveis.
Viajanet é um dos sites mais descomplicados. O excesso de informações às vezes pode confundir os usuários e este é um dos mais leves em volume de informações. Também um dos que oferecem planejamento múltiplo, com ofertas de aluguel de carros e hotéis, além dos pacotes.
A norte-americana Expedia talvez seja a mais popular do mundo e estende seus tentáculos pelos quatro cantos do planeta disponibilizando tecnologia de ponta na compra de passagens aéreas. É um clássico das vendas casadas, os pacotes e curiosamente, nos primeiros testes encontrei passagens mais caras do que os concorrentes, mas vale a visita ao site e aplicativos eficazes.
Kayak ainda luta por mais espaço no mercado brasileiro. No EUA é uma gigante. A busca é rapidíssima e as ferramentas bem espertas. No campo dos preços não encontrei surpresas, é mais do mesmo.
Outro ponto de atenção na hora da busca é o número de escalas. Em voos internacionais, um escala a mais pode representar até 5h a mais de viagem, o que certamente é uma tortura.
Outra opção muito comum é uma caixinha de seleção que te ajuda a incluir aeroportos próximos ao destino ou partida. Resumindo, muitas vezes chegar ou partir por um aeroporto próximo pode representar até 30% de economia, embora invariavelmente acrescente acrescente um tempo a mais de viagem.
O Trabber é um buscador que não vende passagens, ele busca as melhores opções, tem um interface descomplicadíssima e ao final, lista em ordem de preços as melhores opções. Num rápido teste, os preços que encontrei foram ligeiramente mais altos do que não concorrência e haja concorrentes. Desvantagem: por busca em diversas fontes, ele foi um dos mais lentos entre os testados.
Outra dica bem quente na hora de economizar: além dos aeroportos próximos, dias próximos ajudam bastante na hora de compor preços. Em um teste rápido no Trabber, uma passagem aérea com saída um dia depois do plano original, gerou uma economia de 3%, pagaria meu táxi.
Boa viagem!