Em termos gerais, mulheres saudáveis até 27 semanas (gravidez simples) ou 25 semanas (no caso de gêmeos), não precisam apresentar nenhum atestado médico para viajar.
De 28 a 35 semanas (gravidez simples) ou 26 a 31 semanas (no caso de gêmeos), a gestante deverá preencher a Declaração de Responsabilidade, fornecida pela companhia aérea.
Do início da 36ª semana até o término da 37ª semana (gravidez simples) ou início da 32ª semana até o término da 37ª semana (no caso de gêmeos), a gestante deverá apresentar atestado médico assinado com validade de 30 dias.
A partir de 38 semanas (para ambos os tipos de gravidez), a gestante só terá permissão para o embarque em situação de extrema necessidade e acompanhada por um médico obstetra.
A viagem aérea em si não prejudica a gestante. São as possíveis ocorrências que possam exigir assistência médica durante o voo que preocupam as cias. aéreas.
Veja abaixo algumas dicas de ginecologistas e obstetras para minimizar imprevistos e tornar a viagem mais confortável:
- Alimentação – evite grãos, massas e molhos, dando preferência a alimentos leves e não fermentados. Alimente-se a cada três horas, no mínimo, para evitar hipoglicemia e náuseas. Leve barras de cereais e castanhas para não ficar restrita aos alimentos oferecidos pela empresa aérea.
- Beba muito líquido para ajudar na hidratação e evite bebidas gasosas que dão a sensação de estômago cheio.
- Se você tem dificuldade para dormir durante viagens aéreas, escolha um voo diurno.
- Sempre que possível, programe-se para viajar entre a 14ª e a 28ª semana, quando o risco de aborto do início da gravidez já passou.
- Movimente os pés flexionando-os para melhorar o retorno venoso, evitando o inchaço e prevenindo a trombose. Levante-se a cada duas horas e caminhe pela aeronave. As gestantes são mais vulneráveis a formação de trombos e ficar muito tempo sentada diminui o fluxo sanguíneo nas veias aumentando o risco. Faça uso de meias elásticas.
- Procure as poltronas localizadas no corredor para poder esticar as pernas e facilitar sua ida ao banheiro. Na gestação a necessidade de urinar aumenta porque o útero aumentado comprime a bexiga. Se preferir, faça a opção pelas poltronas com mais espaço na hora da compra da passagem. (por uma pequena taxa adicional é possível reserva-las.).
- Leve com você aqueles medicamentos prescritos pelo seu médico para todos os tipos de sintomas leves que podem acontecer durante a viagem, como náuseas. Nem todos eles podem estar disponíveis em outras localidades.
Viajando por Congonhas, São Paulo, faça também a opção de deixar seu carro no estacionamento Grand Parking. Lá você conta com segurança e economia além de várias comodidades. Consulte nossos serviços aqui.